terça-feira, 5 de maio de 2009

Blog: ter ou não ter?

A necessidade da comunicação eficaz e as tecnologias induzem as pessoas a buscar cada vez mais informação. Essa necessidade constante favorece a interação entre o grupo de relacionamento ao qual o indivíduo está inserido. Considerando a facilidade e o custo zero para manter um blog, ele atualmente é uma das principais ferramentas de comunicação utilizadas para atingir um público específico. O blog pode ser criado por qualquer pessoa, para falar sobre qualquer assunto, e pode ser localizado pelo indivíduo que tiver interesse pelo conteúdo apenas digitando a palavra em questão nas páginas de busca.
Mas qual é o principal objetivo do blog? Servir de diário virtual, onde a pessoa escreve sobre os acontecimentos do seu cotidiano, sem ser divulgado ou bloqueado para comentários, ou ser usado para atingir um público de interesse, atualizando constantemente sobre os assuntos que aquele grupo procura e atingindo o feedback, recebendo comentários coniventes ao que foi postado e gerando uma rede que busca suas respostas e as encontra através do debate desenvolvido por eles?
Sob o meu ponto de vista, a segunda opção seria a adequada, já que um blog estagnado, sem novas postagens ou comentários não tem a necessidade de existir, pois está “jogado” na rede, sem atingir a sua principal função, que é a de comunicar. Se for um blog empresarial então, a situação pode se tornar um agravante para a imagem da empresa, já que a falta de atualização e circulação de informações pode dar a impressão de falta de interesse ou até de empresa parada, sem novidades ou desenvolvimento de projetos.
Como exemplo, cito o blog de uma empresa X. Ela divulga o recurso para seus clientes, e alguns deles provavelmente se tornarão leitores fieis. Se na primeira semana são realizadas de duas a três atualizações diárias, esses clientes, a cada acesso, ficarão informados sobre o que está acontecendo, e é provável que comentem as postagens que forem de seu interesse. Se na segunda semana é feita uma atualização diária, o cliente continua acessando o blog, mas terá menos assunto para comentar, e possivelmente deixará de acessar todos os dias. E se a partir de um mês de existência do blog forem realizadas apenas uma ou duas postagens a cada duas semanas? Certamente metade desses clientes deixará de acessar o blog, e a outra metade o fará com menos frequência, tornando-o assim cada vez mais parado, sem informação e perdendo seu principal foco, o da interação entre cliente/empresa, e perdendo essa identidade tão importante nos dias atuais.
Para finalizar, considero a importância e a vantagem do blog na comunicação, pois ele pode, além de transmitir informação para os grupos de interesse, gerar um debate que acrescente novas ideias e ensinamentos dentro do conteúdo proposto. Porém, no momento em que o indivíduo toma a iniciativa de criar um blog, deve ter a consciência de que ele precisa ser alimentado frequentemente, para não se tornar apenas mais uma página esquecida na internet.

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